segunda-feira, 30 de agosto de 2010

E no segundo dia do Seminário...

Renata Lopes, da equipe de comunicação colaborativa

O segundo dia do V Seminário Pensar e Agir com a Cultura – Políticas Públicas para a Cultura: avanços e desafios no Brasil e em Minas Gerais teve programação intensa. Começando com uma mesa de debates, composta por Isaura Botelho, consultora em Políticas Públicas Culturais, e Maria Helena Cunha, DUO Informação e Cultura, José Márcio Barros, Programa Pensar e Agir com a Cultura como mediador. O tema da mesa foi “Desafios de uma política pública para formação de gestores culturais”.

Este seminário também marca o encerramento da 10ª edição do curso gratuito de capacitação de gestores e agentes culturais “Desenvolvimento e Gestão Cultural”, iniciado no primeiro semestre de 2010, nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Itaúna e João Monlevade.

Por isto, na parte da tarde, foram realizados grupos de trabalho para a apresentação dos projetos desenvolvidos durante o curso . Cada grupo ficou cerca de 40 minutos apresentando seus projetos e discutindo dificuldades, aplicabilidade, avanços.

Os grupos foram divididos em três eixos:
Formação (mediadores: Sheilla Piancó e Marcelo Santos)
Difusão (mediadores: Priscilla D’Agostini e Leandro Lopes)
Articulação (mediadores: José Junior e Giselle Lucena).

No fim da tarde, houve uma plenária de encerramento, onde foram apresentadas dificuldades como fazer o projeto sair do mundo das idéias e passar pro papel. “Começamos com uma árvore e terminamos com uma folha” Ana Teresinha Machado, da turma de João Monlevade.

Ressaltou-se a importância do comprometimento e da troca que levam ao amadurecimento do grupo. “Projeto é processo, se houve dificuldades, mudanças, crises, é porque foi produtivo” Priscilla D´Agostini.

Levantou-se que o tempo de realização do curso é curto para tantos detalhes e porque os alunos vêm de lugares, trabalhos e profissões distintas, o que enriquece muito o curso, porém demanda-se um tempo até se conhecer e conseguir uma sintonia entre os integrantes do grupo.

O Pensar e Agir com a Cultura apresentou então a proposta de um curso de aprofundamento contemplando temas como: estabelecimento de parcerias, prestação de contas, assessoria jurídica entre outros.

José Júnior destacou a importância desta troca entre os grupos afins, uma vez que projetos diferentes podem estabelecer parcerias seja na área de desenvolvimento, de comunicação e outras. “São diferenças que se complementam. É a questão da diversidade que norteia o Pensar e Agir, o Observatório da Diversidade Cultural e a Rede Ação Dupla”, segundo José Júnior.

Leandro Lopes apresentou a Rede Ação Dupla, uma rede criada para articular os egressos do curso, integrada ao Programa Pensar e Agir com a Cultura e possui duas frentes: a da Gestão Cultural e a da Diversidade Cultural. Também informou que o site do Pensar e Agir está sendo reformulado e abrigará um banco de dados e trará espaços interativos.

O público se mostrou satisfeito e com grande perspectiva de continuar as trocas ali iniciadas.

Alexander Schimith (Belo Horizonte)
Este seminário é muito importante para o fechamento do curso, nos propicia poder conhecer os projetos de outras cidades e linkar um projeto no outro, além de aumentar nossa rede de contatos.

Maria Helena Cruz (João Monlevade)
Os grupos vão se entrelaçando e já planejam um workshop para ampliar os conhecimentos e fortalecer as ações.

Carlos Eduardo Costa (Belo Horizonte)
Esta troca com os gestores de outras cidades nos dá uma visão melhor das possibilidades de aplicação e de ampliação dos projetos. Conversando, vemos semelhanças entre os projetos e diferenças que nos leva a ampliar nossa visão, inclusive para levar determinado projeto para outro local.

Ana Lúcia Loureiro (Juiz de Fora)
O curso foi importante, objetivo e superou minhas expectativas. Este seminário tocou fundo em vários pontos relevantes para a cultura. A produção, os palestrantes, a proposta dos grupos de trabalho, isto tudo possibilitou fazermos vários links e contatos. Vou levar comigo muita coisa boa. Se eu tivesse que dar uma nota, seria 10.

Um comentário:

GiselleXL disse...

É pessoal, a gente continua nossa troca de ideias pela Rede, pelo Blog, pelo site! Continuem participando!